O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje, na cidade de Tete o programa Sustenta e a formação de extensionistas agrários recentemente contratados. O Projecto que desde 2017 é implementado em duas províncias, agora passa para todo o país.
O Projecto Sustenta foi lançado pela primeira vez em 2017 para ser implementado em 10 distritos das províncias de Nampula e Zambézia com o objectivo de integrar pequenos camponeses a cadeias de valor de produção Agrícola e produziu resultados assinaláveis.
Visto o sucesso da iniciativa e havendo a necessidade de cumprir o mandamento constitucional de tornar a agricultura a principal actividade económica do país, o Presidente da República lançou esta quinta-feira a segunda fase do projecto e desta vez para todas as províncias do país, assente em três pilares, aumento da produtividade, financiamento e organização.
E o objectivo do Governo é criar as condições necessárias para desenvolver a agricultura, transformando a prática da agricultura familiar que representa 98.7% das explorações agrícolas em cadeias de valor produtivas de larga escala.
A cerimónia serviu igualmente para lançar a formação de quase três mil extensionistas recentemente contratados pelo Governo.
Artigos relacionados
-
MOÇAMBIQUE APROVA PREÇOS DE REFERÊNCIA PARA EXPORTAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU NA CAMPANHA 2025/2026
O país acaba de aprovar os preços de referência... -
MOÇAMBIQUE REFORÇA LIDERANÇA NA GESTÃO AMBIENTAL COM APOIO DA K-ECO NA REABILITAÇÃO DA LIXEIRA DE HULENE
O Secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo... -
BIOTECNOLOGIA EM DESTAQUE: JORNALISTAS MOÇAMBICANOS PREMIADOS POR EXCELÊNCIA NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
A quarta edição da Gala de Premiação dos Mídias...